Buscar

Diretor do Meio Ambiente de Angélica participa do plano estadual de resíduos sólidos

“O Plano Estadual de Resíduos Sólidos será um documento norteador para todos os processos relacionados ao tema no Estado”

Cb image default

Na ultima semana  aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Andradina a apresentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Para o diretor do Meio Ambiente Alan Tombini, “O Plano Estadual de Resíduos Sólidos será um documento norteador para todos os processos relacionados ao tema no Estado”. Na ocasião estiveram presentes representantes do Poder Público e Sociedade Civil dos municípios de Angélica, Ivinhema, Nova Andradrina, Anaurilândia, Taquarussu e Batayporã. 

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos é um instrumento de gestão previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A elaboração deste Plano é resultado do Contrato de Repasse nº 764007/2011 celebrado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Semagro. A versão preliminar do Plano estará disponível, em breve, nos sites da Secretaria e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

“Esse plano se iniciou há dois anos, é muito complexo porque tem que fazer um diagnóstico de todos os resíduos sólidos, sejam eles industriais, domésticos, orgânicos e não orgânicos, em Mato Grosso do Sul. Estamos na fase em que já terminamos o levantamento, o diagnóstico, e elaboramos uma versão preliminar finalizada. Essa é uma etapa muito importante. Depois de todo esse levantamento o Plano tem que ser validado pela sociedade civil, o que vai acontecer nas reuniões que o Imasul fará durante essas duas semanas. Feito isso, o Estado terá o seu Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, disse o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Com a publicação e implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, Mato Grosso do Sul dará publicidade às diretrizes traçadas para atender a realidade estadual, e executará programas e ações que subsidiarão as ações locais, fortalecendo a gestão municipal, de modo a colaborarem com a promoção da adequada gestão dos resíduos sólidos no Estado.

Dentre as ações junto aos municípios será a capacitação de agentes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, qualificação do processo gerencial e institucional e desenvolvimento institucional das entidades que atuam no setor de resíduos sólidos, de forma a tornarem-se propulsores da correta gestão dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.