Buscar

Receita fácil de torta de frango

Torta de Frango vai bem em todos os momentos

Cb image default
(Foto: Lucas Terribili/ Divulgação)

Gostosa para acompanhar uma salada verde ou aquele monte de carboidratos que a gente adora. Vai bem no almoço e no jantar, quente ou fria. Ainda dá para congelar, inteira ou aos pedaços, e garantir as refeições seguintes sem ter que ir para a cozinha. Versátil que só, é difícil alguém que não goste. A receita a seguir é da Helô Bacellar, do Lá da Venda. Conhecida por fazer os pratos mais comfort da cidade, a chef garante: "Todo mundo pode fazer essa torta de frango". Até você!

TORTA DE FRANGO

Ingredientes

Recheio

1 frango caipira de aproximadamente 1, 5 kg em pedaços (ou, se preferir, só sobrecoxa ou só peito.

1 folha de louro.

1,5 l de água.

50 g de manteiga.

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.

1 xícara (chá) de leite.

1 cebola grande picada.

1 cenoura média em cubinhos.

4 tomates bem vermelhos, sem sementes, em cubinhos.

1 dente de alho picadinho.

1 xícara (chá) de milho verde em conserva ou congelado.

1/2 xícara (chá) de azeitona verde em lascas.

1/2 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadinha.

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Massa

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente).

1 colher (chá) de sal.

1 pitada de fermento químico em pó.

200 g de manteiga gelada em cubinhos.

1 ovo.

1 gema para pincelar.

Modo de preparo

Prepare o recheio: numa panela grande, ponha a sobrecoxa, o louro e cubra de água. Cozinhe por mais ou menos 1 hora, até que a carne esteja bem macia. Coe, reserve 1 litro do caldo, espere amornar e separe a carne em lascas. Aqueça metade da manteiga numa panela média, junte a farinha, espere virar uma pasta amarelada e acrescente o leite, o caldo reservado, sal e pimenta e mantenha no fogo, sem parar de mexer, até ferver e engrossar. Coloque o restante da manteiga numa panela grande, junte a cebola, a cenoura, o tomate e uma pitada de sal, espere murchar, acrescente o alho e quando perfumar adicione o frango e o milho. Espere aquecer, junte o caldo engrossado, a azeitona, a salsinha e a cebolinha, ajuste o sal e a pimenta e retire do fogo. Deixe amornar e leve à geladeira para esfriar bem antes de usar.

Prepare a massa:

misture a farinha, o sal, o fermento e a manteiga numa tigela grande, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte o ovo e trabalhe com as mãos até conseguir uma massa macia e que descole das mãos. Separe 1/3 da massa para a cobertura e 2/3 para a base, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos e até por uns 2 dias.

Montagem e finalização:

Separe 1 forma de fundo removível e com uns 28 cm de diâmetro (ou 2 de uns 18 cm). Polvilhe uma superfície com farinha e, com um rolo, abra a parte maior de massa até conseguir um disco de uns 40 cm de diâmetro (ou uns 25 cm para fôrma pequena). Forre o fundo e as laterais da forma com esse disco e espalhe o recheio na cavidade. Abra a parte menor de massa até conseguir um disco do tamanho da forma e cubra a torta, pressionando as bordas para fechar sem se importar com trincas e remendos. Decore com sobras de massa, pincele com a gema e leve à geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Asse por 45 minutos ou até que a massa esteja bem dourada nas bordas e na superfície. Retire do forno, aguarde 10 minutos e desenforme sobre o prato de servir (ou deixe a torta pronta na geladeira e aqueça no forno na hora de servir, ou congele já assada por até 3 meses e simplesmente aqueça no forno por cerca de 30 minutos).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.