Publicado em 04/08/2018 às 09:10, Atualizado em 04/08/2018 às 14:08
Sem medo de críticas, diversos artistas já declararam que não acreditam em Deus
Falar sobre religião é sempre delicado. A intolerância religiosa é um dos maiores problemas do mundo e, por isso, muitos artistas evitam falar sobre o assunto mesmo tendo suas crenças. E há ainda os defensores do ateísmo (e não são poucos!).
Sem medo de críticas, diversos artistas já declararam que não acreditam em Deus, como Chico Buarque, Angelina Jolie, Daniel Radcliffe e Morgan Freeman. O último inclusive já interpretou Deus no filme “Todo Poderoso”. E outros famosos até acreditam em Deus, mas não seguem nenhuma religião.
O jornalista já declarou algumas vezes que é ateu e que não conseguiu acreditar em Deus nem diante da morte, quando há cerca de dois anos precisou passar por uma cirurgia cardíaca. Aos 60 anos, o apresentador da Rede Globo declarou que não conhece nenhum bom jornalista que acredita em Deus: “Eu não acredito em p**** nenhuma, aí não posso dizer que tenho fé. E isso é mal de profissão. Eu não conheço nenhum jornalista que acredita em alguma coisa, pelo menos nenhum bom jornalista, e eu me considero um jornalista razoável”.
A atriz acredita na linha “você é seu próprio Deus“. Em entrevista ao jornal “O Globo”, ela não hesitou ao se posicionar sobre o assunto: “É estranho isso, mas eu tenho acreditado cada vez mais em poucas coisas. Quando eu tinha menos de 20 anos, costumava responder que era muito nova para dizer no que acreditava. Hoje, como eu não sou mais tão nova assim, sinto que devo me posicionar. As pessoas te cobram, querem que você acredite em alguma coisa. Eu acredito em mim, tenho fé em mim. Eu sou meu próprio Deus. Sou escrava da minha própria criação”.
O músico integrante dos Beatles nunca escondeu ser ateu. Em 1965, ele causou polêmica com a seguinte declaração: “O cristianismo vai acabar. Ele vai desaparecer e encolher. Não preciso argumentar com isso; eu estou certo e isso vai se confirmar. Nós somos mais populares que Jesus agora“. Além disso, em 1970, John Lennon escreveu a música God (Deus, em inglês), que tinha uma série de versos refutando as crenças em coisas como Jesus, a Bíblia, Buda, magia e várias outras.
O apresentador já declarou ser a favor de um Estado laico. Ateu, Porchat também considera o envolvimento de religiosos com a política um atraso para o país. Porém, em entrevista à revista “Playboy”, ele disse que gosta de estudar crenças e revelou já ter lido a Bíblia: “Para mim, tudo isso é uma junção de coisas, de lendas e de histórias, que eram uma forma de ensinar as pessoas. E são lendas bacanas”.
Apesar de já ter interpretado o próprio Deus no cinema, Morgan Freeman não acredita em entidades religiosas e sempre destaca a importância da ciência. Em entrevista à revista “Época”, elecomenta o motivo de não seguir uma religião: “Comecei a formar opinião sobre religião aos 13 anos. Nos dez anos que se seguiram, li a Bíblia e os livros de grandes filósofos. E cheguei a uma conclusão que teria de olhar mais para o lado científico das coisas. Não aceito religiões que prometem o paraíso após a morte”.
Em uma entrevista ao programa da Xuxa, Camila Pitanga revelou não ter religião. A atriz não foi batizada por nenhuma igreja, nunca estudou a fundo sobre nenhuma religião e também não frequentou nenhuma. Porém, ela confessou que fala “Ai, meu Deus” quando acontece algo, pois essas expressões religiosas estão entranhadas em nossa cultura.
O ator falou sobre sua religiosidade em entrevista ao caderno “Variedades” do “Jornal da Tarde” em 2010. “Sou ateu. Não preciso de religião nenhuma para praticar o bem. Não é nenhuma religião que vai ditar meus valores morais”, disse ao ser questionado sobre o acidente de helicóptero que sofreu em 1998 em Roraima. Ele afirma que o acidente “foi puro acaso, sorte, fui forte”.
A atriz americana é conhecida por ter um bom coração. Além de ajudar instituições de caridade, ela já adotou crianças que passavam necessidades na África. Mesmo assim, ela diz não acreditar em Deus: “Se Deus existe? Hmmm… Para algumas pessoas. Não precisa existir para mim. Não tenho necessidade de um Deus. Há algo espiritual nas pessoas, isso é uma coisa divina”.
O ator na verdade é agnóstico. Ele não acredita que possa existir um Deus, mas também não duvida: “Não penso em Deus, acho difícil de acreditar. Como é só uma questão de fé, não dá nem para falar sobre. Acredito, sim, no homem ético, naquele que quer se colocar bem diante do próximo. Mas não preciso de Deus para isso. Não faço por medo, mas por convicção. Talvez eu tenha lido mais a Bíblia do que muito religioso por aí. Umas cinco ou seis vezes. Eu a li inteira. Já anotei, inclusive. Tem coisas muito interessantes. Mas também já li Alcorão, Alan Kardec, Mitologia Grega”.
O ator americano não é 100% ateu. Porém, segundo ele, não é possível ter certeza absoluta sobre a existência ou não de um ser superior antes da morte: “Sou 20% ateu e 80% agnóstico. Ninguém sabe ao certo [Se existe uma força superior]. Você vai descobrir quando morrer ou não. Até lá, é inútil pensar sobre isso”. Concordam?
O cantor cresceu em um ambiente católico, mas hoje também se considera ateu. Em entrevista à revista Brazuca, editada na França, ele explicou a decisão de não seguir nenhuma religião: “Eu não tenho crença. Eu fui criado na igreja católica, fui educado em colégio de padre. Eu simplesmente perdi a fé. Mas não faço disso uma bandeira. Eu sou ateu, como o meu tipo sanguíneo é esse”.
A atriz já quis ser freira, mas hoje já não acredita em Deus. Em entrevista ao jornal Extra, ela revelou que, quando mais nova, gostava muito de acompanhar a missa: “É que eu achava bonito os rituais da Igreja, que é muito teatral. Tem a luz, os personagens (padre, madre, coroinhas), a indumentária, as cores, os adereços todos. A missa é um espetáculo! Sem contar o lado místico dos dogmas. Fiquei seduzida por esse universo durante um tempo, mas rompi com tudo isso quando saí de casa, jovenzinha”. Hoje ela prefere não seguir uma religião: “Eu já não consigo acreditar naquele Deus que me apresentaram: semelhante ao homem, mas com superpoderes. Super-heróis, para mim, só os da Marvel, de que sou fã”.
O cantor sempre ressalta ser agradecido pela vida. Porém, nem por isso ele acredita em Deus: “Eu não acredito. Ao mesmo tempo, tenho admiração e sou impactado pelo milagre da vida. Sou evolucionista. Se eu acreditasse em Deus, jogaria sobre Ele todas as cagadas que eu fiz na vida. Você tem de acertar as contas com a sua consciência. Se existe Deus, é a minha consciência“. Por conta das suas declarações sobre o assunto, ele já chegou a ser alvo de críticas na internet.
A famosa atriz confessa que se tornou ateia depois que sua mãe faleceu em 2009. Ela tinha 68 anos quando morreu de choque séptico. A terapia para superar essa triste perda a fez compreender que não existe um “lado de lá”: “Quando minha mãe morreu, há cinco anos, entendi que não existe nada além. Nos impomos uma estrutura. Nos impomos ordem e narrativas para podermos entender as coisas. Ao contrário disso, não existe nada além de caos”.
O médico é ateu desde criança, mas mantém o respeito por todas as religiões. De acordo com seu pensamento, as pessoas têm a necessidade de criar saídas para a vida eterna, já que não estão preparadas para o fato de que todos vamos morrer. E completa: “Sou ateu e mereço o mesmo respeito que tenho pelos religiosos. Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças. O ateu desperta a ira dos fanáticos, porque aceitá-lo como ser pensante obriga-os a questionar suas próprias convicções”.
Em uma entrevista concedida em 2005 ao programa Fantástico, a atriz Malu Mader revelou que agradeceu a Deus após ter sido submetida a uma cirurgia para a retirada de um cisto benigno do cérebro. Mas explicou que o agradecimento não foi em nome dela, mas de sua mãe, que é uma católica devota. A atriz já confessou algumas vezes que não acredita que haja um deus criador de todas as coisas. Porém, quando vai desejar coisas boas a alguém, acaba usando expressões como “vá com Deus”.
Assim como Dráuzio Varella, o ator também é ateu e acredita que deveria existir mais respeito por quem não acredita em Deus. Em entrevista ao “UOL”, ele deu sua opinião sobre o polêmico assunto: “O Brasil é um país difícil para os ateus porque nós somos uma minoria realmente pequena. É um país onde todas as pessoas têm não só uma religião, mas várias, e onde acreditar em qualquer coisa parece mais sensato do que não acreditar em nada”. E qual a sua crença?
O veterano ator revelou ser ateu no lançamento do livro ”Caim”, de José Saramago,em 2009. Na obra, o escritor ridiculariza passagens da Bíblia e aponta contradições de ordem diversa. Porém, Lima Duarte ressaltou que não precisa “ficar amando Deus pelo avesso”, tal como o autor português ganhador do Prêmio Nobel.
O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor disse que aprendeu a ser ateu com os jesuítas: “Eles traumatizaram tanto, que falei: Não é possível que essa gente tenha razão”. Jabor sempre criticou os males causados pelas crenças, como o comportamento do atirador que matou 12 estudantes em uma escola no Rio. Em entrevista à revista “Trip”, ele relembrou o caso: “O massacre dos meninos no Rio de Janeiro foi um massacre religioso, com a matança dos inocentes de Herodes. O assassino foi o anjo da morte de um Deus louco”.
Quando era mais jovem, Cássia pretendia ser freira, e até seus 17 anos era muito religiosa. Porém, com o passar do tempo, ela ficou sabendo que a Bíblia havia sido escrita em aramaico e traduzida para o latim. A partir daí começou a achar então que a Bíblia não passava de uma fantasia.
Um dos nomes mais renomado da arquitetura moderna de todos os tempos, Oscar Niemeyer também era ateu. No dia do seu enterro, o pastor Mozart Noronha chegou a citar o fator: “Acredito que essa seja a primeira vez em que se reúnem dois padres, um pastor e um rabino para celebrar a alma de um ateu”.
O jornalista esportivo já chegou a citar um texto do médico Dráuzio Varella, em seu blog, para pedir respeito aos ateus. Ele também já se declarou contrário aos jogadores que manifestam sua crença no campo de futebol, atribuindo gols a Jesus. Em julho de 2009, ele escreveu na Folha de S.Paulo: “Está ficando a cada dia mais insuportável o proselitismo religioso que invadiu o futebol brasileiro”.
O famoso jornalista revelou em 2011, em seu programa FM Band, que vinha recebendo inúmeros e-mails e cartas de leitores tentando convertê-lo ao cristianismo. Isso aconteceu porque o jornalista nunca escondeu sua descrença. Para ele, os ateus são minoria e sofrem muito preconceito por isso. Concorda?
Embora acredite em Deus, Sandy não segue nenhuma religião. “Sou batizada pela igreja católica, mas não sou praticante. Eu me casei na igreja católica e na luterana, que é a do meu marido. Não sou a favor de alguns preceitos da Igreja. Lembra das 95 teses de Martinho Lutero, desmascarando a igreja católica? Eu concordo com tudo aquilo. Sou contra o celibato, por exemplo, e acho muito retrógrado não usar camisinha”, declarou Sandy em entrevista ao jornal “O Globo” em 2012, afirmando também defender a descriminalização do aborto.
Criado em uma família religiosa, o ator não escondia sua descrença em Deus. Em uma entrevista ao portal “iG” em 2010, ele explicou os motivos de ser ateu: “Durante meus anos de formação, me despertou a mais absoluta descrença em valores que eles [padres] transmitem, ao tentar vender ideias que, no exercício diário, eram opostas ao que pregavam. As respostas que eu obtinha não eram satisfatórias às minhas perguntas”.
Além de ator e lutador de artes marciais, Bruce Lee era também filósofo. Ele apoiava suas teorias usando a luta como metáfora para seus ensinamentos, sempre focado na libertação do espírito por um autoconhecimento maior. Questionado sobre qual religião seguia, ele afirmou que “nenhuma”. Também em 1972, quando perguntado se acreditava em Deus, Lee respondeu: “Para ser perfeitamente franco, na verdade não”.