Segunda-feira 18 de setembro – Josivaldo insiste em ir ao lançamento e Reginaldo concorda. Ubiracy apresenta as irmãs de Turcão – Gigi e Lolo – para Nalva. Cláudia chora, solitária. Shirley aconselha Alberto a consolá-la. Nalva chega com Thomas. Do Carmo estranha por Giovanni não ido. Josivaldo aparece e Do Carmo reclama. Reginaldo diz que o pai está com saudades e não viu mal em levá-lo. Do Carmo briga com Reginaldo e Viviane. Josivaldo diz que o lugar é público e vai ficar. Isabel reclama porque a mãe bebeu. Nazaré diz que não bebe há tempos e Isabel explode. Nazaré dramatiza. Isabel não agüenta mais as mentiras de Nazaré. Viviane ameaça Josivaldo se ele estragar seus planos de poder. Reginaldo fica magoado com a mãe. Viviane provoca que ele vive buscando a aprovação da mãe e manda que ele escolha entre a mãe e ela. Reginaldo lhe dá as costas. Bruno vai atrás de Daiane que ficou em casa. Sebastião elogia a amizade de Jenifer e Eleonora. Giovanni manda Madruga chamar as gêmeas tailandesas para uma massagem. Thomas se atrapalha quando Laura e Duda comentam que ele estava com Nalva. Alberto rouba um beijo de Cláudia. Nalva esnoba Thomas. Sebastião observa Eleonora e Jenifer abraçadas. Isabel passa mal quando a mãe lhe oferece um sanduíche. Nazaré diz que ela deve estar grávida. Isabel diz que não é possível, mas quando Nazaré sai, demonstra a sua aflição.
Terça-feira 19 de setembro – Nazaré sugere que somente Isabel se empregue, porque ela está sendo procurada. Isabel ironiza que Nazaré pode continuar batendo perna pela rua. Edgard derruba todos pratos de uma mesa. Reginaldo procura Bruno. Daiane se assusta ao ver Bruno e gosta do beijo dele. Ela se espanta ao saber que é a primeira vez dele. Todos se emocionam vendo imagens de Clementina. Edgard se recusa a substituir Isabel. Danielle promete a Venâncio conversar com Giovanni. Sebastião a Janice que dirija e todos estranham. Isabel liga para Edgard, mas nada fala. Do Carmo se preocupa com a palestra sobre maternidade. Dirceu vai para o quarto de hóspedes. Regina estranha quando seu pai chega e não a manda entrar. Sebastião diz a Janice que está tudo bem e que não precisa de médico. Jenifer teme que Eleonora sofra se o pai a rejeitar. Giovanni diz a Flaviana que Jenifer está pensando em se casar com Leo. Eleonora e Jenifer conversam sobre filhos. Giovanni aconselha João Manoel a se casar logo com Regininha e lhe dar muitos netos. Josivaldo ameaça Reginaldo. Viviane confessa que teve vontade de pular no pescoço dele. Shao pára na porta da casa de Daiane. Reginaldo descobre que Bruno não está em casa e acha que ele foi seqüestrado. Shao entra pela janela, vê Daiane e Bruno dormindo juntos e dá um telefonema anônimo para Reginaldo. Ao saber que o neto está na casa de Rita, Do Carmo resolve ir lá.
Quarta-feira 20 de setembro – Edgard lê o volume de 1968 das memórias de sua avó. Shao Lin Carminha. Reginaldo tem um ataque ao ver Daiane e Bruno dormindo juntos e Resolve brigar. Do Carmo o impede e defende a atitude do neto. Reginaldo promete acabar com a favela inteira para afastar o filho de Daiane. Bruno jura que o pai não vai mandar nele a vida toda. Rita e Maikel correm para casa. Daiane grita ao descobrir que Carminha desapareceu. Isabel liga para Cláudia, mas diz que ainda está com raiva dela. Isabel quer vender sua parte na casa. Nazaré ouve e desliga o telefone. Cláudia pede que Do Carmo ligue para ela. Nazaré briga com Isabel, é contra a venda e exige respeito. Do Carmo consola Daiane. Merival reúne gente para saudar o prefeito. Do Carmo manda que Reginaldo diga ao povo que quer remover a comunidade. Ele volta atrás, mas Do Carmo e Dirceu ameaçam contar tudo. Carminha chora e Shao Lin liga para Aurélia. Giovanni se irrita ao saber que Dirceu saiu com Do Carmo. Laura nem se lembra que Viriato e Duda vão casar. Viriato insiste que Edgard contrate uma recepcionista, mas ele se recusa. Nazaré finge estar doente para não sair com Isabel em busca de emprego. Dirceu diz a Merival e sua turma que Reginaldo vai asfaltar, acabar com as valas negras, colocar linhas de ônibus para a comunidade e que vai criar, ainda, a guarda municipal, para proteger a população. Reginaldo confirma tudo, a mando de Viviane e é carregado nos braços do povo.
Quinta-feira 21 de setembro – Do Carmo agradece a solução encontrada por Dirceu. Aurélia avisa a todos na casa de Rita que está com o bebê. O povo respira aliviado quando Shao entrega a neném para Daiane. Daiane reclama com Shao Lin por ele ter entrado na sua casa. Ele avisa que Bruno vai pagar. Do Carmo faz a palestra na Creche da Pedra, é aplaudida e distribui presentes, ajudada por Dirceu. Reginaldo se irrita ao ver Josivaldo tomando café da manhã em sua casa e conversando com Bianca. Bruno diz que Reginaldo foi injusto com Daiane. Reginaldo o ameaça interná-lo em um colégio. Bruno revida que um dia será maior de idade e vai se vingar e leva um cachação. Viviane comenta que Do Carmo e Dirceu é que são problemas para Reginaldo. Ele promete que, sem pena, vai tirar a mãe de seu caminho. Do Carmo fica feliz ao saber que Isabel ligou, mas também desolada porque ela não vai voltar e pensa em vender a casa. Nazaré sonha com Josivaldo, pega o número de seu telefone e se lembra que ele disse que ela poderia ligar, usando o nome Mirna. Isabel não consegue emprego em restaurantes. Nazaré liga para a casa de Reginaldo e chama Josivaldo. Reginaldo e Viviane ouvem o telefonema. Josivaldo pergunta notícias de Isabel. Nazaré manda que ele descubra o que Do Carmo está tramando contra ela. Reginaldo decide descobrir onde Nazaré está para se aliar a ela. Dirceu diz a Maria do Carmo que não pode mais dedicar a sua vida a ela e pede que ela o deixe ir embora.
Sexta-feira 22 de setembro – Dirceu quer se dedicar ao jornal e não pode estar à disposição. Promete que continuarão amigos e que sempre aparecerá nos casos sérios. Nos outros, ela pode chamar Giovanni. Furiosa, Do Carmo diz que ele está com ciúmes. Dirceu vai embora e Do Carmo liga para Giovanni. Eleonora e Jenifer tomam café na lanchonete. Gato insinua e os outros riem. Eleonora enfrenta Gato. Sebastião manda que Janice chame Eleonora. Edgard pensa em fechar o restaurante. Viriato tenta mostrar a Edgard que a vida não acabou. Edgard se anima e até pensa em novo cardápio. Gisela convida Laura para a prova do vestido de noiva de Duda. Fausta garante cuidar de Cláudia e ela se emociona. Isabel pega Nazaré seduzindo o recepcionista do hotel. Ela promete ser mais discreta. Giovanni convida Do Carmo para jantar no Vatel. Reginaldo descobre os contatos de Nazaré e telefona. O recepcionista diz que não tem nenhuma Nazaré hospedada, mas desconfia. Viviane acha que ele deve ir até Porto Alegre. Dirceu confirma a um colunista que o Cézanne pertencia a Josefa. Sebastião acusa Eleonora de falta de vergonha e diz que ela precisa de tratamento. Eleonora garante que amor não é doença e que sairá de casa antes que ele a expulse. Sebastião permanece inflexível. Janice chora. Jenifer aguarda Eleonora na porta de casa e a acolhe com carinho. Sebastião proíbe que seja dito o nome de Eleonora na casa, mas Janice se rebela e diz que tem muito orgulho da filha.
Segunda-feira 25 de setembro – Eleonora atende feridos. Jenifer e Danielle conversam sobre a atitude de Sebastião. Flaviana diz que ficará ao lado da neta. As duas se abraçam, emocionadas. Bianca e Bruno reclamam que o pai viajou sem avisar. Plínio é contra a idéia de Yara de chamar uma babá para cuidar de Dado. Dirceu não consegue falar com Sebastião e liga para Do Carmo quando Giovanni está no escritório dela. Dirceu disfarça o ciúme e pede que ela avise o irmão que precisa falar urgente com ele. Angélica teme quando Leandro comenta com a mãe sobre o pedido de material da prefeitura. Laura tem uma ausência, se ergue agoniada e derruba louças de cima da mesa. Gisela comenta que ela não está bem. Laura atira coisas em cima dela, chamando-a de perua inútil. O recepcionista diz a Nazaré ter certeza de que este é seu nome e que Isabel é a sua filha. Do Carmo e Giovanni chegam à casa de Sebastião. Revoltado, o motorista não quer conversar com o cafajeste sobre suas filhas. Giovanni fala que já sumiu com muita gente por causa de insultos menores. Sebastião diz preferir Eleonora morta. Giovanni fala que também se espantou, mas que ele precisa aceitar a realidade. Do Carmo pede que Sebastião escute Giovanni. Nazaré se assusta ao saber que um homem ligou do Rio e pede para ir a um lugar calmo com o recepcionista. Alberto vai visitar Cláudia. Daiane diz que gosta de Bruno. Gisela chora por não ser feliz, assustando Leonardo. Laura pede desculpas a Gisela, que propõe que elas fiquem amigas.
Terça-feira, 26 de setembro – Laura não se abre com Gisela. Sebastião diz a Giovanni que fará tudo para separar a filha de Jenifer. Giovanni fala que ele não tem opção e insiste que ele converse com a filha. Sebastião manda que Regina se divirta. Ela nada entende. Rita diz que Daiane deve se afastar de Bruno, temendo Reginaldo. Leandro encontra Alberto na casa de Cláudia e vai embora. Nazaré promete momentos inesquecíveis a Luiz Fernando e o beija. Angélica reclama que Plínio pensa mais em fraldas e mamadeiras do que nela. Os dois se agarram com paixão. Maria do Carmo se lembra que precisa dar o recado de Dirceu a Sebastião, mas não o encontra em casa. Ela pede desculpas a Dirceu. Sebastião pára na frente do hospital, hesita, mas decide entrar. Leandro dá um suspiro aliviado ao ver Alberto saindo da casa de Cláudia. Luiz Fernando, deslumbrado com Nazaré, diz que ela pode pedir o que quiser. Nazaré convence Isabel a se mudar para um apartamento e mente que a polícia do Rio as descobriu. Sebastião observa Eleonora envolvida no atendimento urgente a uma paciente. Reginaldo chega ao hotel. Dirceu se preocupa com o jornal do dia seguinte e diz que nem vai dormir. Bianca se impressiona quando Viviane fala que ama tanto Reginaldo que seria capaz de morrer por ele. Luiz Fernando confirma para Reginaldo que Nazaré esteve hospedada no hotel. Nazaré não escuta quando Isabel diz que vai descer e pensa que ela foi embora. Isabel e Nazaré vêem Reginaldo, que faz perguntas a Luiz Fernando.
Quarta-feira 27 de setembro – Reginaldo insiste que Luiz Fernando responda se as duas estão no hotel. Ele mente que elas se foram. Janice, Regina e Venâncio rezam juntos. Rita convida Constantino a entrar em casa. Cigano, escondido, observa. Reginaldo pede para ser avisado caso haja novidades sobre Nazaré e vai embora. Nazaré diz que vai se mudar para o apartamento, mas que vai se encontrar com Luiz Fernando sempre. Isabel vê Nazaré e Luiz Fernando se beijando. Nazaré se assusta ao vê-la. Isabel chora, arrependida por ter largado tudo. Edgard lê atento o diário da avó. Leandro encontra Crescilda toda produzida e estranha. Nalva mente que estão voltando de uma festa. Sebastião diz a Eleonora que não compreende a sua opção, mas que ela pode continuar em casa. Eleonora diz que ficará somente até encontrar um apartamento. Sebastião fala que a ama muito, mesmo sem entendê-la. Gisela promete deixar de ser uma perua inútil e se dispõe a ajudar Laura. Laura insiste em vender as jóias. Sebastião lê a manchete sobre o Cézanne e se preocupa. Dr. Afonso liga para Guilhermina. Nazaré avisa Isabel que está pronta para a mudança. Isabel diz que não vai mais e propõe que a mãe se entregue. Nazaré toma diversos comprimidos. Bruno e Bianca contam para Do Carmo que Reginaldo viajou. Viviane mente que ele foi à Brasília. Do Carmo diz que pouco se importa porque não votou no filho mesmo. Viviane replica que ele será governador e depois presidente. Do Carmo chama Leandro para uma conversa. Guilhermina conversa com o advogado.
Quinta-feira 28 de setembro – Sebastião avisa que vai ficar na casa do Barão até a poeira baixar. Guilhermina vai lutar pelos seus direitos e diz que vem ao Rio. O Barão concorda em vender as jóias. Giovanni oferece uma quantia alta por elas. Laura quer usar o dinheiro numa viagem à Europa. O Barão se emociona ao perceber que Laura sabe de sua doença e quer aproveitar os últimos momentos de lucidez. Leandro conversa com Do Carmo sobre a gravidez de Nalva. Nalva diz a Ubiracy que o filho se chamará Leandro. Shirley aconselha Cláudia a lutar por seu amor. Reginaldo diz a Viviane que precisam vigiar Josivaldo. Edgard lê no diário da avó toda a história de Nazaré e o bebê seqüestrado. Viriato se surpreende ao saber que Nazaré trabalhava com Madame Berthe. Isabel encontra Nazaré desmaiada com um vidro de comprimidos ao lado. Shao Lin leva a pensão de Carminha. Daiane ameaça não deixá-lo ver mais a criança, se ele fizer algo contra Bruno. Cigano pede dinheiro a Rita, que se recusa. Gisela visita Laura e vê as esmeraldas. Sebastião conta para o Barão sobre o quadro. Gisela vai embora quando Laura diz que vai vender as esmeraldas. Isabel conversa com Luiz Fernando no hospital. Nazaré, na cama do hospital, pensa no que fazer. Giovanni vibra com o enredo será em homenagem a Maria do Carmo. Do Carmo lê o diário e diz que vai mostrar a Isabel, quando ela voltar. Nazaré diz que tentou se matar para facilitar a vida de Isabel. Isabel pede que ela pare de fazer drama e confessa que está esperando um filho de Edgard.
Sexta-feira 29 de setembro – Isabel diz que precisa pensar no filho. Nazaré fala que ela se sentirá culpada se abandoná-la por causa do filho. Isabel percebe o egoísmo de Nazaré. As duas discutem fortemente. Isabel explode e diz odiar Nazaré. O médico tenta tranqüilizá-la. Nazaré os interrompe dizendo que a filha não está grávida, mas, sim, louca. Isabel mostra o teste de gravidez e a proíbe de chamá-la de filha. Nazaré fica aos prantos. Do Carmo chora, pressentindo algo ruim com Isabel. O Barão alerta Sebastião que Guilhermina pode contestar seu direito ao quadro. A imprensa chega à casa de Sebastião; não consegue entrevistar Janice, mas conversa com Regininha. Janice espanta os jornalistas com uma vassoura. O fotógrafo registra. Nazaré dorme, amarrada ao leito. Do Carmo aceita ser homenageada pela escola de samba. Todos vibram quando Giovanni anuncia o enredo Senhora do Destino. Luiz Fernando avisa Isabel que elas precisarão deixar o hotel. Dirceu aconselha Sebastião que ele e sua família respondam “sem comentários” e sigam adiante, quando forem assediados. Yara avisa Plínio que vai procurar apartamento. Bruno insiste em namorar Daiane. Do Carmo diz que Dirceu vai ter que desfilar. Giovanni fala que ele pode empurrar o carro e Dirceu ironiza. Cigano procura Reginaldo e se oferece para afastar os dois jovens. Duda discute com Gisela, que deseja fazer um casamento pomposo, mas acabam se abraçando. Nazaré consegue se livrar das amarras.
Vem por aí: Giovanni e Dirceu implicam um com o outro. Maikel aconselha Daiane a namorar Shao Lin, mas ela confessa gostar de Bruno. Cigano propõe simular o seqüestro de Bruno. Viviane acha ótimo para o prefeito. Reginaldo manda Cigano agir, mas sem machucar Bruno. Ele garante que só vai cortar os cabelos dele. Cláudia aceita fazer a seleção de textos do diário de Madame Berthe. Leonardo se transtorna ao ouvir Gisela convidando amigos para o casamento na Baixada. Do Carmo se preocupa que a festa envergonhe Duda. Giovanni se mostra interessado no quadro, mas gagueja quando o Barão diz que ele vale 30 milhões de dólares. O Barão promete vender-lhe as esmeraldas. Do Carmo fica com ciúmes quando ele diz que serão para a sua noiva. Giovanni diz que vai se casar com ela e a beija. Do Carmo amolece nos braços dele. Leandro vê. Do Carmo comenta com Leandro que talvez deva ficar com Giovanni e permanecer amiga de Dirceu. Flaviana e Giovanni conversam sobre Jenifer e Eleonora e brindam ao amor. Sebastião decide voltar para casa e falar à imprensa. Danielle fica furiosa porque Venâncio diz que, rico, poderá dar a ela tudo, assim como Giovanni. Ela termina tudo, ofendida por ele pensar que ela é interesseira. Danielle chora e diz a Giovanni que tem se comportado mal. Ele pede que ela não fale mais nada e abraça-a de forma protetora. Sebastião fica furioso ao ver a foto de Janice, de vassoura em punho, na primeira página do jornal. Isabel vai ao hospital buscar Nazaré e descobre que ela fugiu.
Isabel se transtorna. O médico sugere que ela procure a polícia. Ela se recusa. O porteiro do hotel garante não ter visto Nazaré. Regina adora que a mãe tenha saído no jornal. Sebastião quer o nome do fotógrafo para dar-lhe uma surra. Rodolpho e Dirceu defendem o colega. Sebastião não se conforma por ter se tornado uma pessoa pública. Guilhermina diz que virá em breve ao Brasil para combinar uma estratégia de impedir a venda. Isabel paga a clínica com parte do dinheiro que Nazaré guardara no fundo falso da mala. A enfermeira lhe dá uma medalha de Nossa Senhora do Carmo e ela se emociona. Cigano vai ao comitê. Viviane acerta os detalhes da operação e garante que, se der certo, Cigano trabalhará com o prefeito. Isabel descobre que as roupas e a mala com dinheiro sumiram. Luiz Fernando não sabe o paradeiro de Nazaré, mas diz que a ajudou a fugir. Nazaré diz a Luiz Fernando que vai voltar para o Rio e só reaparecerá depois de Isabel tiver o filho. Solitária, Isabel chora. Cláudia ouve barulhos na casa e se arma com uma faca. Do Carmo deseja que Isabel ligue no Natal. Viriato e Leandro temem que ela se decepcione. Edgard paga o décimo-terceiro salário e confraterniza com os funcionários. Duda abraça os pais e diz que vai passar o revéillon na casa de Do Carmo. Jacques recebe amigos. Cigano mostra Bruno para quatro homens. Josivaldo quer que Viviane e Reginaldo o levem ao revéillon na casa de Do Carmo. Do Carmo reza no quarto da filha. Cláudia abre a porta e dá de cara com Isabel.
Cláudia fica feliz por Isabel. As duas se abraçam, emocionadas. Reginaldo pede que o deixem a sós com Josivaldo. Viviane fica irritada por ser excluída da conversa. Reginaldo não permite que Josivaldo passe o ano novo na casa de Do Carmo. Josivaldo concorda e passa o Revéillon vendo TV. Do Carmo deseja a Isabel um ano novo feliz, onde quer que ela esteja. Isabel conta para Cláudia que Nazaré foi internada por ter tomado tranqüilizantes e depois fugiu do hospital. Cláudia convida Isabel para a festa na casa de Do Carmo. Isabel diz que não voltou por causa de Do Carmo, mas porque está grávida de Edgard. Nazaré liga para a casa de Reginaldo e Josivaldo atende. Ela diz a Josivaldo que está num convento, mas na verdade está num bordel. Josivaldo pergunta por Isabel e Nazaré deduz que ela não voltou para o Rio. Isabel pensa em Nazaré. Do Carmo percebe que Cláudia está diferente e pergunta o que houve. Cláudia disfarça, mas no fundo felicíssima por Isabel ter voltado. Edgard comemora o ano novo sozinho. Rita ceia com a família e agradece por tudo de bom que lhe aconteceu naquele ano. Sebastião diz a Janice que eles precisam aceitar Eleonora do jeito que ela é, deixando-a aliviada. Jenifer e Eleonora prometem passar mais Revéillons juntas. Eleonora encontra um bebê recém-nascido na lixeira do lado de fora do hospital. Alberto e Shirley vêem uma luz na casa de Nazaré e decidem ir até lá. Isabel ouve batidas na porta.
Isabel não atende e ri ao ouvir Alberto e Shirley lá fora. Alberto pensa que é Cláudia que não quer falar com ele. Shirley aconselha Alberto a esquecer Cláudia e Isabel. Bruno quer passar o ano novo na casa de Rita, mas ela teme irritar Reginaldo. Daiane e Bruno ficam tristes. Constantino leva Bruno em casa e Cigano perde a chance de pegar Bruno. Eleonora se emociona com o bebê e promete fazer tudo para ele sobreviver. Leandro diz a Cláudia que eles deveriam entrar o ano com as suas questões resolvidas. Cláudia concorda. Crescilda conta para Thomas que Nalva está com saudades de Leandro. Thomas garante que Nalva e Leandro não voltam. Leandro diz a Cláudia que é a ela que ele ama. Cláudia diz que não sabe se vai conseguir perdoá-lo, mas quer tentar. Os dois se beijam. Eleonora promete ao bebê que não vai deixar ninguém maltratá-lo. Do Carmo fala para Dirceu que talvez Cláudia estivesse perturbada por ter recebido notícias de Isabel. Isabel liga para Edgard, mas confessa que ainda não o perdoou. Edgard quase morre ao ouvi-la. Josivaldo bebe e decide ir à casa de Do Carmo. Leonardo não se conforma o casamento de Duda e Viriato. Dirceu diz que, em breve, Isabel vai estar com Do Carmo. Ela concorda. Plínio encontra Angélica abraçada com Belmira e pede explicações. Angélica quer contar a verdade, mas Reginaldo a impede dizendo que Belmira é a diretora de um orfanato com o qual Angélica colabora. Reginaldo aconselha Belmira a se afastar. Josivaldo aparece na casa de Do Carmo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.