Buscar

Quando é preciso extrair o dente do siso? Ele tem função? Especialistas respondem

Apesar de comum, a extração do dente do siso deixa muita gente de cabelo em pé, já que na maioria dos casos requer uma cirurgia que pode causar incômodos.

Cb image default
Divulgação

Apesar de comum, a extração do dente do siso deixa muita gente de cabelo em pé, já que na maioria dos casos requer uma cirurgia que pode causar incômodos. Mas será que é sempre necessário retirá-lo? Veja opiniões de profissionais sobre o assunto:

Dente do siso tem função?

Segundo o cirurgião-dentista Daniel Sene, da Clean Odontologia, o dente do siso não tem papel na mastigação porque o processamento e cozimento faz com que a alimentação atual seja muito mais macia do que antigamente, quando não havia industrialização.

Já a odontologista Patrícia Gonçales Zanqueta defende que o siso ainda desempenha o papel de triturar os alimentos, mas ele frequentemente não faz isso por nascer inadequadamente.

Como saber se meu siso está nascendo?

O dente do siso nasce por volta dos 18 anos, mas algumas pessoas podem desenvolvê-lo antes ou depois disso.

Há quem apresente sintomas com seu crescimento, como inflamação da gengiva, dificuldade em abrir a boca, incômodo, dor de ouvido e dor no pescoço.

Quando a extração do siso é necessária?

Cb image default
Divulgação

A extração é necessária se o siso atrapalhar a higienização bucal ou o espaço na boca, nascer em posição ou formato inadequado, não ter contato com os dentes opostos ou ficar incluso na arcada dentária.

São raros os casos de pessoas que não apresentam pelo menos um desses problemas, o que explica a massiva extração. "Pacientes que removeram esse dente relataram que facilita a higienização e até melhora a abertura da boca", ressalta o cirurgião dentista Daniel Sene.

É preciso extrair para colocar aparelho?

Segundo a dentista Patrícia Gonçales Zanqueta, a necessidade de extrair o dente do juízo antes, durante ou depois do uso de aparelho ortodôntico dependerá do tamanho da arcada e da fase em que se está instalando o aparelho, mas a retirada ocorre na maior parte dos casos.

Dente do siso incluso: retirar ou não?

Cb image default
Divulgação

A retirada do dente do siso que não erupcionou é recomendada na maior parte dos casos, já que sua permanência aumenta o risco de formação de um cisto na região. "Não se trata de câncer, mas não é nada desejável, pois pode prejudicar os ossos da mandíbula", ressalta a dentista.

Ainda assim, cada caso deve ser avaliado individualmente e, caso a extração do siso não seja possível, uma alternativa é acompanhá-lo periodicamente com exames radiográficos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.