O PT é o partido que irá comandar o maior número de estados a partir de 2019: quatro. No 1º turno destas eleições, o PT já tinha eleito governadores na Bahia, no Ceará e no Piauí. Com o resultado do 2º turno, Fátima Bezerra (PT-RN) se soma à lista.
Depois do PT, quatro partidos elegeram três governadores cada um. São eles: MDB, PSDB, PSB e PSL. O PSL, de Jair Bolsonaro, por exemplo, estará à frente de Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Já o MDB, que elegeu sete governadores em 2014, deve comandar Alagoas, Distrito Federal e Pará. O PSB conquistou o governo estadual de Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco. Os governadores do PSDB foram eleitos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Bancadas da Câmara dos Deputados
O PT e PSL são as maiores bancadas da nova Câmara dos Deputados, eleita pelos brasileiros neste domingo (7).
O PT é o partido que conseguiu o maior número de cadeiras: são 56 deputados federais. Embora o partido seja o mais representativo, perdeu espaço dentro da Câmara em comparação com 2014, quando foram eleitos 68 parlamentares.
Já o PSL conseguiu representatividade mais expressiva do que em 2014. O partido tinha apenas um deputado federal na época e, em 2018, conseguiu eleger 52 parlamentares.
Além de ser a segunda maior bancada da Câmara, o PSL também teve o candidato mais votado para deputado federal: Eduardo Bolsonaro recebeu 1,8 milhão de eleitores paulistas e ultrapassou a maior votação para o cargo na história, que pertencia a Enéas Carneiro, na eleição paulista de 2002, com 1,57 milhão de votos.
O PP aparece como a terceira maior bancada, com quantidade de deputados estável, perdendo apenas uma cadeira de uma eleição para a outra. O partido conseguiu eleger 37 parlamentares, enquanto o número era de 38 em 2014.
A quarta maior bancada da Câmara é a do MDB. Com 34 deputados eleitos, o partido perdeu quase metade dos parlamentares que tinham em 2014, ano em que ocupavam 65 cadeiras.
O PSDB tinha 54 deputados em 2014 e, em 2018, elegeu 29 nomes. O partido não conseguiu ir para o segundo turno na eleição presidencial, com o candidato Geraldo Alckmin, que recebeu 4,76% dos votos válidos.
O PSOL dobrou a representatividade dentro da Câmara, passando de cinco deputados em 2014 para 10 em 2018.
O partido Novo participou das eleições pela primeira vez em 2018 e conseguiu eleger oito deputados federais.
O número de deputados federais eleitos é determinado de acordo com a população de cada Estado. Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm direito a oito cadeiras na Câmara, número mínimo de postos. O Estado de São Paulo elege 70 deputados federais — maior de todo o país.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.