Publicado em 25/04/2017 às 07:40, Atualizado em 25/04/2017 às 10:50

Julgamento de ex-prefeito e prefeita no TRE movimenta cenário político

Muitos acreditam na cassação da prefeita e em novas eleições.

Redaçao, SiligaNews
Cb image default
Prefeita de Fátima do Sul Ilda Machado ao lado do vice Altair (Foto: Divulgação / Arquivo / SiligaNews)

A possível cassação da prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado (PR), e seu vice Altair Albuquerque (PR), na próxima quarta-feira (26) pelo TRE/MS, já movimenta o cenário político do município. Ilda e Altair já foram cassados em primeira instância, pela juíza eleitoral Rosângela Alves de Lima Fávero em novembro de 2016 por compra de votos, além de aplicar uma multa de 10 mil Ufirs e deixa-los inelegíveis por oito anos.

A magistrada da 4ª zona eleitoral considerou um vídeo onde aparece a então candidata Ilda Machado entregando R$ 700 a um eleitor em troca de três votos. A magistrada considerou o vídeo uma prova robusta.

Além do julgamento de Ilda e Altair na quarta-feira (26) no TRE/MS em Campo Grande, também está marcado o julgamento do ex-prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB) e sua vice Maria Aparecida do Santos (PROS). Junior e Cida tiveram a candidatura cassada também pela juíza Rosângela por abuso de poder político. Na época, Junior foi denunciado por participar de reunião para entrega dos contratos de 300 casas populares que estavam sendo construídas na cidade.

Cb image default
Junior Vasconcelos e Cida Santos, também serão julgados na quarta-feira (26) (Foto: Divulgação / Arquivo / SiligaNews)

Com o julgamento da prefeita e do ex-prefeito, os bastidores políticos estão bastante agitados, tudo por conta do que pode vir acontecer, caso Ilda, Altair, Junior e Cida tenham seus direitos políticos cassados. Se os juízes do TRE decidirem por manter a sentença proferida pela juíza eleitoral de Fátima do Sul, Ilda e Altair serão afastados imediatamente do cargo de prefeita e vice, e irá assumir a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores Ermeson Cleber Mendes (PT).

Com a cassação da atual prefeita e seu vice, nova eleição deverá ser realizada, e Ilda e Altair não poderão concorrer, isso também pode acontecer com o ex-prefeito Júnior Vasconcelos e Cida Santos, caso o TRE mantenha a cassação do ex-prefeito. Todos poderão ter seus direitos políticos cassados e permanecerem inelegíveis por um período de 8 anos.

Cb image default
Presidente da Câmara de Vereadores, Ermeson Cleber Mendes deverá assumir prefeitura em eventual cassação da prefeita Ilda Machado (Foto: Ribero Júnior / SiligaNews)

PREFEITO INTERINO

O momento é de expectativas, pois caso Ilda Machado (PR) e seu vice Altair Albuquerque (PR) tenham seus mandatos cassados na quarta-feira (26), o presidente da Câmara de Vereadores, Ermeson Cleber Mendes (PT) deverá assumir o comando da Prefeitura já na manhã de quinta-feira (27).

Com a saída de Ilda da prefeitura, Emerson assumirá como prefeito interino, e permanecerá no cargo até que a Justiça Eleitoral determine novas eleições no município. Com a ida de Ermeson para a prefeitura, a Câmara de Vereadores passará a ser comandada pelo vice-presidente, o vereador de primeiro mandato Diego Carcará (SD), e assumirá a vaga deixada por Ermeson, o suplente Luiz Carlos Zanata (PDT), que obteve 331 votos nas eleições de 2016.

A Câmara poderá ter ainda outras mudanças, tudo isso porque o vereador Cleison Cavalcanti (PSC) ocupa a vaga deixada por Wagner da Garagem e Nilson Prado respectivamente, ambos ocupam cargos de primeiro escalão na gestão da Prefeita Ilda Machado.

Com a saída de Ilda, o prefeito interino poderá realizar mudanças no quadro de secretários e de comissionados, e caso decida por não manter Wagner ou Nilson em seu secretariado, Cleison poderá deixar a cadeira de vereador.

Cb image default
Possíveis candidatos, caso venha ocorrer novas eleições em Fátima do Sul (Foto: Montagem / SiligaNews)

NOVAS ELEIÇÕES

Os bastidores políticos de Fátima do Sul está em alta nos últimos dias, após o julgamento da atual prefeita Ilda Machado ter sido marcado no TRE/MS em Campo Grande. Muitos acreditam na cassação da prefeita e em novas eleições, outros dizem que a situação está resolvida, e que Ilda será absolvida, mas mesmo com tantas coisas em jogo, não sabemos o resultado ainda, e alguns nomes já surgem como possíveis candidatos a prefeito do município, caso a justiça determine novas eleições.

Os nomes que surgem nos bastidores políticos da cidade são o do atual presidente do legislativo, Ermeson Cleber Mendes (PT), do vereador João Hermes Pierretti (DEM), do atual secretário de obras do município e vereador licenciado Wagner da Garagem (PR), do ex-prefeito e médico Dilson Degutti (PSDB) e do médico José Durano, que recentemente trocou o PT pelo PSDB.

Outro comentário que vem ganhando força na cidade é de que um grupo de comerciantes estaria se mobilizando, a fim de escolher um nome entre o grupo para disputa das eleições, porém este nome ainda não teria sido divulgado.