Publicado em 21/11/2018 às 07:20, Atualizado em 21/11/2018 às 10:30

Deputado federal por MS, Mandetta será anunciado ministro de Bolsonaro

Ex-secretário na gestão do então prefeito Nelsinho será confirmado ministro da Saúde.

Celso Bejarano e Diana Christie,
Cb image default
Foto: André de Abreu

Ex-secretário de Saúde da prefeitura de Campo Grande, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que nem sequer disputou a reeleição neste ano, foi escolhido ministro da Saúde do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A informação foi dado pelo Jornal Estadão, que promete oficialização nesta tarde de ontem (20), e confirmada pelo deputado federal Fábio Trad (PSD).

Mandetta tem 53 anos de idade, formou-se médico pela UGF (Universidade Gama Filho), no Rio de Janeiro, e concluiu especialização em ortopedia pediátrica pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A carreira profissional do médico contribuiu na escolha para o ministério da Saúde. Formado, ele virou tenente do Exército Brasileiro, em Campo Grande, ao ocupar o cargo de médico militar. Bolsonaro, capitão da reserva do EB, também tem priorizado nomes que congraça com ele as mesmas atitudes políticas.

Deputado federal desde 2010, Mandetta votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff (PT), pela PEC do Teto dos Gastos Público e ainda aprovou a ideia da abertura de investigação contra o então presidente Michel Temer (MDB).

Mandetta foi ainda secretário municipal da Saúde na gestão do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), eleito senador na eleição deste ano.