Dos 100 municípios brasileiros com maior Valor Bruto de Produção (VBP) Agropecuária, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), encerrou o 1º turno das eleições presidenciais à frente em 75. O resultado ratifica o apoio que ele recebeu de boa parte do setor desde as eleições de 2018. Nas outras 25 cidades, a maior proporção de votos foi obtida pelo candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como mostra levantamento feito por Globo Rural.
A lista de municípios foi obtida a partir do relatório de Valor Bruto da Produção (VBP) de 2021, do Ministério da Agricultura. Listados os 100 maiores do ranking, foram colocados os percentuais de votos, conforme o divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todos os municípios listados, a vitória na votação em primeiro turno foi de Lula ou de Bolsonaro. Mesmo em regiões de origem de outros candidatos, como Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), que são de Mato Grosso do Sul.
Em sua maioria, a votação nos municípios mais ricos do agronegócio seguiu o panorama da apuração geral, que mostrou Lula vitorioso no primeiro turno em estados do Nordeste e Bolsonaro à frente em localidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.
Na Bahia, por exemplo, Lula ganhou em seis dos sete municípios que aparecem no ranking do Ministério da Agricultura. Em Riachão das Neves, o candidato do PT obteve 77,14% dos votos contra 20,23% do candidato à reeleição pelo PL. A localidade também deu ao petista a maior votação proporcional entre os municípios mais ricos da agropecuária. Já Bolsonaro só superou Lula em Luís Eduardo Magalhães. Mesmo assim, com votação menos folgada: 54,02% contra 41,43%.
Situação semelhante foi registrada no Maranhão, onde Lula terminou a votação geral na frente. Nos dois municípios do estado listados entre os 100 de maior VBP do Brasil, o petista ficou à frente de Bolsonaro. Em Balsas, 51,65% a 43,18%; e, em Tasso Fragoso, 64,67% a 31,30%.
Diferença grande em Mato Grosso
Em Mato Grosso, Estado que lidera a produção agropecuária do país, houve amplo domínio da campanha de Bolsonaro. Todos os 14 municípios em que o atual presidente e candidato à reeleição conquistou mais de 70% dos votos estão no Estado. O atual presidente e candidato à reeleição superou o adversário nos 35 municípios mato-grossenses entre os 100 de maior VBP do Brasil.
Em Sorriso, o maior VBP do Brasil, ele obteve 70,16% dos votos, contra 26,30% de Lula. Foi também em um município mato-grossense que veio a maior votação proporcional de Bolsonaro entre as localidades de maior VBP do Brasil: Canarana, onde ele conseguiu 74,24% dos votos contra 21,80% de Lula, a menor votação do petista.
Em Minas Gerais, os municípios que estão entre os mais ricos da agropecuária brasileira não seguiram a tendência da votação geral. Enquanto Lula ganhou no Estado, os sete municípios na lista dos 100 maiores VBP’s deram vitória a Bolsonaro. A maior votação foi em Unaí: 53,88% (contra 38,83% de Lula). A menor, em Uberaba: 46,96% (contra 44,15% de Lula).
No Rio Grande do Sul, a situação foi inversa. Enquanto Bolsonaro terminou o primeiro turno à frente na votação geral, foi Lula quem venceu nas localidades de destaque no Valor da Produção Agropecuária. O petista venceu em seis das dez. Sua maior votação foi em Santa Vitória do Palmar: 60,05% (contra 29,31% de Bolsonaro). A menor, em Tupanciretã: 49,42% (contra 44,67% de Bolsonaro).
Nos quatro municípios de destaque no agro gaúcho onde Bolsonaro ganhou, sua maior votação foi registrada em Vacaria: 60,78% dos votos (contra 31,63% de Lula). A menor, em Itaqui: 47,36% (contra 44,91% de Lula).
No Pará, onde há dois municípios listados entre os 100 maiores valores brutos de produção, uma vitória para cada lado. Bolsonaro encerrou o primeiro turno na frente em Paragominas, por 53,77% a 40,47% dos votos. Lula foi vencedor no domingo em Igarapé-Mirim com 61,3% a 32,05%.
A disputa mais acirrada entre os municípios mais ricos do agro ficou dividida em duas posições. Em Palmeira das Missões (RS), Lula obteve 46,92% dos votos, enquanto Bolsonaro somou 46,90%. Em Santa Helena de Goiás (GO), o candidato do PT conquistou 46,09% dos eleitores, e o do PL, 46,06%.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.