Publicado em 26/10/2018 às 07:56, Atualizado em 26/10/2018 às 13:00
Deputado estadual foi reeleito com a 10ª melhor votação
Deputado reeleito com 24.792 votos, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, do DEM, disse que a “boa gestão” como chefe da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), entre 2016 e 2017, motivaram seu triunfo eleitoral.
Em 2014, ano que elegeu-se deputado estadual, Barbosinha obteve 21.554 votos.
“Fui eleito prefeito de Angélica aos 23 anos de idade, comandei a Sanesul depois, mas creio que como secretário de Segurança Pública pude mostrar um trabalho como bom gestor”, afirmou o reeleito, que integra a base de apoio do governo de Reinaldo Azambuja, candidato à reeleição do PSDB.
Barbosinha, goiano de São Simão, lida com o serviço público há tempos. Em 1975, aos 11 anos mudou-se com a família para a cidade de Angélica onde passou a ganhar a vida como engraxate e sorveteiro.
Em 1978, então com 13 anos, “iniciou sua trajetória, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município de Angélica”, diz trecho da biografia publicada em sua página pessoal na internet.
Anos depois, o parlamentar mudou-se para Dourados, onde tornou-se advogado e professor universitário. Voltou para Angélica e virou o prefeito da cidade (1989-1992).
Em 2007, o deputado assumiu a Sanesul, empresa estadual que cuida da água e esgoto em 68 cidades e 60 distritos.
Na página pessoal, Barbosinha, à época já mestre em direito constitucional pela Universidade de Brasília, diz ter feito “uma gestão séria e moderna durante sete anos e três meses, realizando o maior investimento em saneamento do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população”.
Eleito deputado em 2014, dois anos depois, Barbosinha assumiu a Sejusp, cargo que ocupou por um ano e oito meses. “Na Sejusp, foi o principal responsável por proporcionar grandes mudanças na área de segurança pública, viabilizando junto ao Governo um dos maiores investimentos da história de Mato Grosso do Sul, o programa ‘MS Mais Seguro’, fazendo com que o Estado se tornasse o 5º mais seguro do Brasil”, afirma o parlamentar.