Publicado em 27/02/2017 às 15:43, Atualizado em 27/02/2017 às 18:46
A Malásia informou que a substância usada para matar Kim Jong-nam, o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un, foi identificada como o agente nervoso VX.
Altamente tóxica, a substância é classificada como arma de destruição em massa pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Kim Jong-nam, de 45 anos, foi assassinado no Aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, em 13 de fevereiro, depois que duas mulheres teriam lançado a substância tóxica no seu rosto. Veja abaixo algumas respostas a perguntas sobre o agente.
O que é VX?
Trata-se do mais potente agente químico de guerra conhecido - cerca de 100 vezes mais poderoso do que o gás sarin.
"O VX é uma arma química extraordinariamente poderosa", afirma Bruce Bennett, especialista em armas do instituto de pesquisa Rand Corporation dos Estados Unidos.
Segundo ele, basta que 0,01 grama (ou seja, menos de uma gota) entre em contato com a pele para matar uma pessoa.
Confira suas principais características:
É um líquido límpido, de cor âmbar, oleoso, insípido e inodoro - o que o torna difícil de ser detectado
Age penetrando a pele e interrompendo a transmissão de impulsos nervosos, causando convulsões musculares; a morte é causada por asfixia ou parada cardíaca.
Enquanto uma gota sobre a pele pode matar em questão de minutos, doses menores podem causar dor ocular, visão turva, sonolência e vômito
Pode ser disseminado por spray ou vapor quando usado como arma química, ou utilizado para contaminar água, alimentos e produtos agrícolas
Pode ser absorvido pelo corpo por inalação, ingestão, contato com a pele ou com os olhos
Roupas podem carregar o VX por cerca de 30 minutos após o contato com o vapor, podendo expor outras pessoas
Seu nome químico é S-2 Diisoprophylaminoethyl methylphosphonothiolate, banido pela Convenção de Armas Químicas, de 1993, o que significa que as nações signatárias não podem fabricá-lo e devem destruir seus estoques
Já foi usado antes?
Somente a Rússia e os Estados Unidos admitiram ter estoques de VX, mas acredita-se que outros países também possuam.
Cindy Vestergaard, especialista em armas químicas e membro do centro de estudos Stimson Center, afirma que "definitivamente o Iraque produziu VX" durante a década de 1980, mas não há evidências que confirmem seu uso.
Em 1969, 23 soldados e um civil foram enviados ao hospital após o vazamento do agente nervoso VX, armazenado em uma base militar norte-americana em Okinawa, no Japão.
O caso gerou grande repercussão, disse Vestergaard à BBC, fazendo com que os Estados Unidos "declarassem publicamente que tinham estoques de produtos químicos no exterior".
Segundo ela, se a causa da morte de Kim for confirmada, será o primeiro caso em que o VX é usado para assassinato.