Buscar

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

Macron prometeu reconstruir catedral e diz que irá lançar campanha internacional.

Cb image default
Bombeiros tentam conter incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na segunda-feira (15) — Foto: AP Photo/Michel Euler

Um grande incêndio atingiu no dia de ontem (15) a catedral de Notre-Dame, em Paris, um importante símbolo da cidade. A "flecha", torre mais alta da catedral, desmoronou, mas a estrutura do prédio foi salva, segundo os bombeiros.

Um bombeiro ficou gravemente ferido durante o combate ao incêndio, de acordo com a agência Reuters.

O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não está claro ainda o que o causou, mas ele pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

Cb image default
O presidente francês, Emmanuel Macron, ao lado do primeiro-ministro, Edouard Philippe, e do Arcebispo de Paris, Michel Aupetit, fala em frente à Catedral de Notre-Dame, em Paris, na segunda-feira (15) — Foto: Reuters/Philippe Wojazer/Pool

Em um pronunciamento em frente à catedral, o presidente francês Emmanuel Macron disse que Notre-Dame será reconstruída. Ele também elogiou a coragem extrema e o profissionalismo dos bombeiros.

"Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame.” - Emmanuel Macron

“A Notre-Dame de Paris é nossa história, nossa literatura, nosso imaginário. O lugar onde nós vivemos nossos grandes momentos, nossas epidemias, nossas guerras, nossa libertação”, acrescentou Macron, que disse também que seus pensamentos estão com os católicos e com os parisienses.

"As próximas horas vão ser difíceis... mas o pior foi evitado", afirmou, lembrando que não houve vítimas.

“Quero dar uma palavra de esperança a nós todos. Essa esperança é o orgulho que devemos ter. Orgulho por todos que evitaram o pior: nossos bombeiros”, disse o presidente.

Cb image default
Fumaça sobe ao redor do altar da Catedral de Notre-Dame, em Paris, durante incêndio na segunda-feira (15) — Foto: Philippe Wojazer/Pool/AFP

‘Tudo está queimando’

O porta-voz da Notre-Dame, Andre Finot, explicou que a estrutura da "charpente" da catedral, um quadro interno construído parte no século 13 e parte no século 19, queimou completamente, e que “não deve sobrar nada” desse setor. Segundo ele, o fogo teve início por volta das 18h50 em Paris (13h50 em Brasília), no sótão.

Após mais de quatro horas de trabalhos, o chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, informou que a estrutura da catedral foi finalmente declarada salva. "Podemos considerar que a estrutura da Notre-Dame está a salvo e totalmente preservada", afirmou, segundo a France Presse.

O incêndio só foi declarado sob controle por volta das 3 horas (22 horas em Brasília), embora continuasse o trabalho de rescaldo e observação para que não surgissem novos focos.

Cb image default

Bombeiros jogam água na fachada da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na madrugada de terça-feira (16), após controlarem incêndio no local — Foto: Zakaria Abdelkafi/

Obras de restauração

Uma grande operação com 400 bombeiros foi montada para controlar as chamas, que afetaram sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

Testemunhas no local também relataram chamas saindo das duas torres dos sinos.

O incêndio pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício. Recentemente, as estátuas que ficavam no telhado foram removidas para a restauração, e a torre central estava rodeada por um andaime. Uma parte dela caiu em meio às chamas 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.