Publicado em 14/04/2017 às 11:05, Atualizado em 14/04/2017 às 14:18
O projeto do urucum foi inserido em Ivinhema em 2007
O prefeito de Ivinhema, Éder Uilson (Tuta), recebeu em seu gabinete, o coordenador de ações da Urucum do Brasil, Edmilson Gonçalves, a conversa serviu para analisar o cenário e discutir a ampliação da produção no município.
O projeto do urucum foi inserido em Ivinhema em 2007, e desde então os produtores familiares estão se capacitando e produzindo cada vez mais a cultura.
Uma novidade é a chegada do urucum anão precoce nas propriedades de Ivinhema, que traz mais praticidade aos produtores por ser mais resistente a pragas e ter uma manutenção menos complicada, além da alta produtividade.
O prefeito Tuta explicou que atualmente o urucum em Ivinhema é uma referência para outros municípios e estados, com uma grande produção e que prefeitos vizinhos já estão agendados para virem conhecer a cultura.
“Temos conversado bastante com outros prefeitos, e dizendo que para os pequenos produtores é uma cultura bastante viável, familiar e produtiva. No ano passado produzimos 208 toneladas e este ano a previsão é de 350 toneladas, é realmente uma cultura que ajuda muito as famílias e a prefeitura sempre será parceira para expandir a produção e comercialização do urucum”, finalizou Tuta.
Urucum é planta que produz corante natural
Trata-se de uma cultura de médio porte, que produz por mais de 20 anos. Em nosso país, ela é nativa dos estados do Amazonas, do Pará, do Maranhão, do Ceará e da Bahia, mas é cultivada também em outros estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná,Mato Grosso do Sul entre outros.
Atualmente, esses são empregados na indústria alimentícia, farmacêutica, de cosméticos e têxtil. A famosa tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Essa espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos.
O principal produto extraído do urucueiro é a bixina, que é uma substância que se encontra no pericarpo, ou seja, na camada de cobertura das sementes. A partir dessa substância, é possível obter os corantes naturais, com excelentes propriedades. A cada dia é maior o número de indústrias, principalmente as de alimentos, que vêm substituindo os corantes artificiais, utilizados na fabricação de seus produtos, pelos naturais. E essa é a principal razão que vem contribuindo muito para com a expansão da cultura do urucueiro, tornando-a uma boa opção de renda para o produtor.
A famosa tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos.
Para a exploração comercial do urucum, é necessário ter conhecimentos sobre alguns aspectos importantes, referentes às características botânicas, aos tipos de solos mais adequados ao seu cultivo; às influências das condições climáticas no seu desenvolvimento e quais são as cultivares mais indicadas para o produtor.