Publicado em 07/07/2017 às 07:48, Atualizado em 07/07/2017 às 10:50

Postagens falsas sobre sequestradores de bebês incentivam linchamentos e são crime

Mulher que aparece nas imagens não seria a mesma que teria tentado roubar duas crianças utilizando um Voyage de cor preta

Dany Nascimento,
Cb image default
Foto: Reprodução

Após o registro de duas tentativas de rapto de criança em Dourados, uma imagem falsa de uma mulher começou a circular nas redes sociais, apontando a mesma como a autora da tentativa. A foto estaria sendo repassada através de aplicativos e nas redes sociais, alegando que a mesma teria tentado cometer o crime em Dourados e teria sido flagrada tentando roubar outra criança em Caarapó.

Porém, o 2º Pelotão de Polícia Militar de Caarapó desmentiu os fatos, alegando que nenhuma tentativa de sequestro foi registrada no município e a mulher, que aparece nas imagens, não seria a possível sequestradora que agiu em Dourados, utilizando um veículo Volkswagen Voyage de cor preta, ano 2016.

Algumas pessoas começaram a repassar a foto, informando sobre a notícia falsa, que pode acabar gerando o linchamento de uma pessoa inocente. A notícia de tentativa de sequestro em Caarapó foi repassada por uma moradora nas redes sociais, alegando que uma mulher tentou pegar uma criança que brincava no portão de uma casa, mas a avó ouviu e conseguiu impedir o ato.

De acordo com a polícia, nenhuma ocorrência foi registrada na região. A divulgação de imagens falsas na internet é considerada crime pela legislação brasileira.

Rapto

No dia 29 de junho, um casal teria tentado sequestrar duas crianças no segundo maior município do Estado. Duas mães confirmaram que tiveram que entrar em luta corporal com uma mulher, impedindo a mesma de levar seus filhos.

A suposta sequestradora teria invadido a casa de Tainara Araújo Silva, 21 anos, que estava sozinha no local com o filho, quando escutou o mesmo conversando com alguém. Ao verificar, a mãe se deparou com uma mulher desconhecida, com o bebê nos braços.

Ela partiu para cima da suposta sequestradora e puxou o filho, enquanto a mulher tentava à força levar a criança. Consta também, na denúncia, que um veículo Volkswagen Voyage de cor preta, ano 2016, estaria esperando a estranha com a porta aberta. Havia um homem no interior do carro.

A vítima relatou que a desconhecida seria uma mulher branca, de cabelos pretos e vestia uma camiseta vermelha e calça jeans. Ela fugiu após desistir de levar a criança.

Uma outra mulher relatou a tentativa de sequestro, quando caminhava com seu filho, sendo abordada por uma mulher, com as mesmas características, que tentou levar a criança.

Eles estariam circulando na região quando se aproximaram da vítima e tentaram puxar a criança de dois anos para dentro do carro.

A segunda vítima não registrou boletim de ocorrência.