Publicado em 05/11/2018 às 16:18, Atualizado em 05/11/2018 às 18:21
A pesca está fechada em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul
Desde às 0h desta segunda-feira (5), a pesca está fechada em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul com o início do período de defeso para a proteção da Piracema, o período reprodutivo da maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai). Por tal motivo, a PMA (Polícia Militar Ambiental) deflagrou a ‘Operação Piracema’ que se estenderá até o dia 28 de fevereiro.
A operação, segundo a PMA, terá como estratégia de fiscalização o monitoramento de cardumes, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, que são as cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos serão onde existem cachoeiras e grandes corredeiras serão montados postos fixos com policiais 24 horas.
Nas ações, o esquema especial de fiscalização será mantido, como nos anos anteriores, contando com um efetivo de 365 policiais nas 25 subunidades em 18 municípios. Este esquema especial já começa com a manutenção dos policiais que estão desde o dia 1º de outubro trabalhando na Operação ‘Pré-piracema’ e, neste feriado prolongado, na Operação ‘Dia de Finados’, no intuído de dissuadir a possível intenção de algum pescador a continuar pescando depois do período fechado.
Balanço Operações ‘Pré-piracema’ e ‘Dia de Finados’
A Polícia Militar Ambiental concluiu ontem (4), às 08h, a Operação ‘Dia de Finados’, iniciada no dia 31 de outubro, com 12 autuados, 284 kg de pescado apreendidos, além também da Operação Pré-piracema’, esta ocorrida desde o dia 1º de outubro, que fechou com 65 autuados e 687,5 kg de pescado.