Publicado em 07/05/2017 às 09:58, Atualizado em 07/05/2017 às 13:40
Depois dos 3 a 0, em Campinas, Timão mantém cautela para conquistar taça dentro de casa. Macaca precisa de resultado inédito em Itaquera para mudar destino
Neste domingo, às 15h (horário de MS), Corinthians e Ponte Preta se enfrentam na arena do Timão, em Itaquera, no ato final do Campeonato Paulista. Quem será o campeão? Os donos da casa querem confirmar a vantagem diante da torcida; os visitantes buscam uma virada histórica para o título.
Depois da vitória por 3 a 0 no jogo de ida, em Campinas, o Timão está em situação confortável. Pode perder por até dois gols de diferença para ficar com a taça. Vitória da Macaca por três gols leva a decisão aos pênaltis. Uma goleada por quatro ou mais gols dá o inédito título à Ponte.
A favor do Corinthians também jogam os números. Em 2017, a equipe de Fábio Carille não teve uma derrota sequer pela diferença que precisa a Macaca. Além disso, o Timão nunca perdeu por três gols em 99 jogos na sua nova arena – o jogo 100, neste domingo, significaria o primeiro título conquistado pelo clube no estádio.
Dentro de campo, Carille não poderá contar com o volante Gabriel e o meia Rodriguinho. Depois de semana cheia para treinar, o técnico decidiu pelas entradas de Paulo Roberto e Camacho. A ideia é manter a posse de bola e evitar ao máximo os riscos que a Ponte pode oferecer.
A preocupação é óbvia: o Corinthians não quer deixar escapar a chance de conquistar o primeiro título em sua arena. Com seis eliminações marcantes em mata-matas, a taça no Paulistão pode ajudar a apagar as decepções anteriores. Por isso, não houve espaço para soberba durante a semana. Humildade é a palavra mais repetida pelos jogadores mais experientes.
Ponte tenta acreditar na virada
Missão impossível, milagre. Pode classificar como for. Realmente é das mais árduas a tarefa da Macaca em Itaquera. O retrospecto no local também joga contra: quatro derrotas em quatro jogos. Por essas e outras estatísticas, o time campineiro desafia a lógica em busca do inédito título de expressão.
Pottker é a maior aposta da Ponte na final
O abatimento tomou conta de todos no Majestoso logo após a derrota por 3 a 0. Dia após dia, a frustração começou a dar lugar ao último fio de esperança em mudar o cenário altamente negativo. O discurso dos jogadores é de lutar até o fim e, caso o resultado não não seja suficiente, ao menos terminar a campanha de forma honrosa.
– Vamos lutar com todas as nossas forças para fazer um grande jogo. Temos de deixar tudo em campo, sangrar se for preciso, encarar como se fosse o último jogo de nossas vidas. Se vai dar ou não (para ser campeão), só depois vamos saber. Se a Ponte não for campeã, vamos vender muito caro esse título para o Corinthians – disse o artilheiro William Pottker, maior esperança da Macaca para a partida.
A Ponte chega para o duelo em clima de mistério. Gilson Kleina fechou os últimos treinos para observar opções. As principais dúvidas estão na defesa. Por um lado, o treinador conta com a volta do zagueiro Marllon, livre de suspensão, mas dificilmente terá Yago à disposição. Com dores no joelho, ele não treinou com bola durante toda a semana e está praticamente fora. Existe a possibilidade de o time entrar com três zagueiros. Neste caso, Marllon atuaria ao lado de Kadu e Reynaldo, e Jadson perderia a vaga.
Veja as informações da decisão:
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Data e horário: domingo, às 15h (de MS)
Escalação provável do Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Paulo Roberto; Jadson, Camacho, Maycon e Romero; Jô
Desfalques do Corinthians: Gabriel e Rodriguinho (suspensos); Giovanni Augusto (lesão no tornozelo esquerdo)
Escalação provável da Ponte Preta: Aranha, Marllon, Kadu (Yago) e Reynaldo; Nino Paraíba, Fernando Bob, Elton (Renato Cajá) e Artur; Lucca, Clayson e Pottker
Desfalques da Ponte Preta: nenhum
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho apita, auxiliado por Tatiane Sacilotti e Miguel Cataneo