Buscar

Prepare o bolso: IPVA de 2022 em MS deve subir até 20% para donos de carros e motos

A tabela do IPVA 2022 deve ser divulgada entre novembro e dezembro, por isso os valores de referência dos veículos podem subir ainda mais

Cb image default
Divulgação

Donos de carros, motos e caminhões devem se preparar para uma surpresa nada agradável em 2022. Um dos efeitos menos esperados da pandemia mundial de Covid-19 foi a valorização dos veículos em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente e o aumento na avaliação dos automotores deve elevar também o valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) do próximo ano.

As simulações realizadas apontam, facilmente, altas acima de 20%, caso sejam mantidos os índices atuais praticados pelo Governo de Mato Grosso do Sul. O Estado, ao contrário de outras unidades da federação, cobra o imposto de veículos com até 20 anos de uso. Ou seja, carros fabricados a partir de 2002 não escapam da lista do próximo ano.

Com a pandemia, houve escassez de materiais e paralisação na produção da indústria automotiva. Assim, com menos oferta, o preço subiu. Os modelos de carro mais baratos disponíveis passam de R$ 40 mil já nas versões básicas, sem opcionais como ar-condicionado ou direção assistida, por exemplo. Assim, muitos consumidores passaram a procurar modelos seminovos, que por isso também tiveram alta nos preços médios.

Como resultado, a avaliação na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), utilizada como referência do mercado automotor, registrou entre fevereiro de 2020, mês anterior à pandemia, e julho de 2021, alta de 19,9% entre os zero quilômetro e os usados, independentemente do modelo, 24,4% de aumento no preço médio.

A tabela do IPVA 2022 deve ser divulgada entre novembro e dezembro, por isso os valores de referência dos veículos podem subir ainda mais. O Governo do Estado, que nos últimos anos manteve as alíquotas do IPVA sobre os veículos, poderia alterar os índices para diminuir os valores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.