Buscar

Inmet emite alerta para temporal com ventos de até 100 km/h em 46 municípios de MS

Aviso alerta para chuva intensa com queda de granizo nesta sexta-feira (18)

Cb image default
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta para esta sexta-feira (18) com risco de temporal forte em 46 municípios de Mato Grosso do Sul. A previsão é que chova entre 30 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem atingir a 100 km/h.

O alerta também ressalta que pode ter chuva acompanhada de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. As regiões pantaneiras, leste e centro do Estado devem ser as mais atingidas.

Os municípios que estão na lista de alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Anastásio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Terenos e Três Lagoas.

Temporal

Choveu 30,3 mm em Campo Grande até as 21 horas desta quinta-feira(17), de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho. Já em Ivinhema, cidade a 289 quilômetros da Capital, houve chuva de 25 mm em 40 minutos, com ventos de 50 km/h, além de trovoadas e relâmpagos.

A chuva é medida por pluviômetros, aparelho meteorológico que mede a altura da lâmina de água gerada pela chuva que cai em uma área de 1m². Então quando se diz que choveu 100 mm, quer dizer que em uma área de 1 m², a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresentou altura de 100 milímetros, que é o mesmo que 10 centímetros. Já cada milímetro refere-se a 1 litro de água.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.