Publicado em 18/01/2021 às 08:21, Atualizado em 18/01/2021 às 12:50

Vacinas chegam a MS à tarde e campanha pode começar nesta segunda-feira

Mato Grosso do Sul deve receber pelo menos 97 mil doses.

Adriel Mattos ,
Cb image default
Ministério promoveu ato de entrega nesta manhã, em Brasília. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Ministério da Saúde prevê que Mato Grosso do Sul e 25 unidades da Federação recebam suas doses da vacina contra a Covid-19 por volta das 14h (de Brasília), abrindo a campanha de imunização às 17h. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial da CoronaVac e da Covishield, conhecida como “vacina de Oxford”.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou durante ato simbólico de entrega que o Instituto Butantan receberá um ofício pedindo celeridade no envio da autorização à Anvisa para a produção de mais dois milhões de doses da CoronaVac. A documentação deve ser analisada até 31 de março.

Serão distribuídas aos estados mais de 4,6 milhões de doses da vacina. Com a divisão das doses entre os estados, cerca de 1,3 milhão permanecem em São Paulo. Mato Grosso do Sul deve receber pelo menos 97 mil doses.

Os imunizantes serão transportados para cada um dos estados em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e em aeronaves das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, que farão o transporte gratuito da vacina para as capitais brasileiras.

A distribuição das doses para o interior do Estado deve começar ainda nesta segunda e seguir o que já foi definido no plano estadual, com previsão máxima de 48 horas. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil farão escolta das equipes que levarão as doses para as cidades do Estado.

*(Com informações da Agência Brasil, CNN Brasil e jornal O Estado de S.Paulo)