Publicado em 11/12/2018 às 06:11, Atualizado em 11/12/2018 às 08:14
Cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral reuniu cerca de 700 convidados, na tarde de segunda-feira
O presidente eleito Jair Bolsonaro recebeu na tarde desta segunda-feira (10) o diploma do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o habilita a tomar posse no dia 1º de janeiro. O vice, Hamilton Mourão, também foi diplomado na cerimônia, que contou com a presença de cerca de 700 convidados, em Brasília.
Jair Bolsonaro se emocionou durante a execução do hino nacional e enxugou as lágrimas na hora de receber o diploma entregue pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.
Em seu discurso, Bolsonaro se disse "honrado com a confiança demonstrada pelo povo brasileiro" e garantiu que defenderá a democracia.
"Nosso compromisso com a soberania do voto popular é inquebrantável."
O presidente eleito disse ainda que a cerimônia desta segunda-feira "trata-se do reconhecimento de que o povo escolheu seus representantes em eleições livres e justas, como determina a nossa Constituição".
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, afirmou que as diplomações "constituem a expressão da vontade popular que nelas foi democraticamente manifestada, com absoluta segurança e total lisura".
Rosa Weber ainda lembrou que a diplomação é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nunca nos esqueçamos, os direitos fundamentais da pessoa humana, além de universais são essencialmente inexauríveis."
"Em uma democracia, maioria e minoria, como protagonistas relevantes do processo decisório, hão de conviver sob a égide dos mecanismos constitucionais destinados à promoção do amplo debate", complementou a magistrada.