Buscar

Federação e clubes começam a debater Série A do Estadual

A reunião servirá também para alinhar o cronograma do Estadual 2026 e tratar da formalização do termo de fomento junto ao Governo do Estado.

Cb image default
Clubes foram convocados para iniciar o debate sobre o próximo Estadual da Série A - Crédito: Vinícius Eduardo/@eduardofotoms

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) convocou dirigentes dos clubes participantes do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A – Edição 2026 para uma reunião técnica-administrativa nesta sexta-feira (19/9), às 14 horas, na sede da entidade, em Campo Grande.

Foram chamados o Operário, Ivinhema, Portuguesa/FC Pantanal, Águia Negra, Dourados, Costa Rica, Naviraiense e Corumbaense, além dos clubes que estão disputando as duas vagas remanescentes na Série B.

Em pauta estarão a emissão e validade dos Laudos Técnicos de Estádios; definição da data de início e término do campeonato e discussão sobre o termo de fomento a ser apresentado ao Governo do Estado.

Exigências documentais:

A Diretriz Técnica nº 006/2025 determina que todos os clubes apresentem, com até 30 dias de antecedência do início do campeonato, os laudos de Polícia Militar, Bombeiros, Engenharia, Vigilância Sanitária, além de alvarás, plano de segurança, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e comprovação da capacidade de público dos estádios.

Os documentos precisam ter validade até o fim do campeonato, laudos provisórios não serão aceitos. Em caso de descumprimento, o clube poderá perder o mando de campo ou ter sua praça esportiva transferida.

Segundo a relação publicada pela Diretoria de Competições, estádios como o Jacques da Luz (Campo Grande), Douradão (Dourados), Laertão (Costa Rica) e Artur Marinho (Corumbá) ainda têm pendências de atualização de laudos. Já outros, como o Noroeste (Aquidauana) e o Loucão (Maracaju), possuem alguns documentos válidos até 2026 ou 2027, mas precisam complementar o conjunto exigido.

O presidente da FFMS, Estevão Petrallás, destacou a importância da mobilização imediata: “Esse é um momento fundamental para que todos os clubes estejam alinhados com as exigências legais e de segurança. Queremos garantir um campeonato organizado, seguro e de alto nível técnico, por isso a participação de cada dirigente é essencial.”

A reunião servirá também para alinhar o cronograma do Estadual 2026 e tratar da formalização do termo de fomento junto ao Governo do Estado.

A imprensa terá a oportunidade de esclarecer pontos adicionais durante entrevistas e coletivas que serão concedidas antes ou após a reunião.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.